Confirmar presença: a importância do RSVP

Garanto que você também tem essa dúvida: confirmar presença, principalmente em festa infantil, é mesmo essencial? Vamos ao drama: em tempos digitais, a mãe cria o evento do aniversário no Facebook, os convidados vão lá e colocam a opção “confirmado”, mesmo sem ter certeza de que vão poder comparecer. E aí? Contamos ou não com todas aquelas pessoas que confirmaram? Excluímos as que não confirmaram?

blog pinhappy rsvp

O RSVP, apesar de pouco usado nas festas infantis, pode ser a grande saída das mamães para não correr o risco de fazer (ou encomendar) comida demais ou de menos, produzir lembrancinhas em número mais alto ou mais baixo e correr o risco de deixar algumas crianças sem. Fora a capacidade do local e as pessoas que deixamos de fora pois nunca dá pra convidar todo mundo. Mas, afinal, o que é o RSVP?

RSVP é uma sigla em francês para “répondez s’il vous plaît – ou, em bom português, “responda por favor” – e é muito comum em casamentos e eventos mais formais em que confirmar presença é usual pelo alto custo por convidado.

Quem já organizou um casamento sabe muito bem a dificuldade que é fazer uma lista de convidados… sempre acabamos deixando alguém de fora, enquanto outros confirmam e não comparecem. Programação é essencial para evitar desperdícios e, hoje em dia, com uma festa infantil custando quase tanto quanto um mini casamento, confirmar presença acabou se tornando parte desse universo também.

Por que confirmar presença é importante?

Ao organizar uma festa, precisamos pensar em diversos detalhes: localização, buffet, doces, tamanho do bolo, brindes, lembrancinhas e muito mais. Se a festa for organizada por conta própria, a vida fica ainda mais complicada, pois precisamos pensar no número de mesas, cadeiras, bebidas e por aí vai. Quando a festa acontece em um buffet é um pouco mais prático, pois eles sempre trabalham com uma margem que permite um número maior de convidados do que o estipulado em contrato.

Por que é tão ruim confirmar presença e não ir? Ao fazer a lista de convidados deixamos algumas pessoas de fora. Se você foi convidado, confirmou e não foi, a anfitriã poderia ter convidado alguém que não conseguiu convidar. Além disso, ao confirmar presença, você entra na contagem para o dimensionamento da festa, o que pode gerar desperdícios com a sua ausência.

É claro que imprevistos sempre acontecem, ainda mais quando tem criança envolvida! Se você não puder comparecer ao evento, apenas avise e altere seu RSVP, mesmo que seja em cima da hora. Lembre-se: se você foi convidado, é porque é importante para o anfitrião – tenha o mesmo carinho e respeito por ele!

3

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *